30/08/11

Saúde - Vírus do sarampo pode ajudar no combate ao cancro!

Vírus afecta um receptor comum e altamente expresso nas células cancerigenas do pulmão

«Vírus do sarampo pode ajudar no combate ao cancro

Cientistas canadianos descobriram que um marcador de células tumorais é um receptor para o vírus do sarampo, o que sugere ser possível a utilização deste para ajudar a combater o cancro.
Os vírus causam infecções ao ligarem-se a proteínas específicas na superfície das células chamadas receptores.  De acordo com um artigo publicado na “PLoS Pathogen", uma equipa liderada por Chris Richardson, da Escola de Medicina de Dalhousie,  no Canadá, descobriu que o marcador  PVRL4 (nectin-4) é o receptor do vírus do sarampo em  questão que se encontra nas células das vias respiratórias (alvo deste vírus, assim como os pulmões).

Além disso, grandes quantidades de PVRL4 também estão presentes em muitos cancros que se originam nas células do pulmão, cólon, mama e ovários.
O receptor foi descoberto mediante uma comparação de proteínas produzidas em células cancerígenas susceptíveis ao vírus com proteínas de células resistentes. Dado que o PVRL4 se encontra em muitos tipos de cancros humanos, o vírus do sarampo pode ser usado especificamente para infectar as células cancerosas e activar o sistema imunitário contra os tumores.
A capacidade dos vírus do sarampo para matar as células cancerigenas foi previamente estudada por cientistas da Clínica Mayo, nos EUA, mas esta é a primeira vez que se demonstra que o vírus tem como alvo um receptor comum e altamente expresso nas células cancerigenas do pulmão, cólon, mama e ovários. Desta forma, o método poderá vir a ser usado para combater vários tipos de cancros.» in 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover