19/08/11

Religião - Jovens Portugueses marcam presença, em grande número, na Cidade de Madrid para receber e saudar o Papa Bento XVI!

Bento XVI pede "respeitosa convivência" entre cristãos e não cristãos (SAPO)


«"Nunca em Madrid se tinham visto tantas e tantas bandeiras portuguesas"

Um milhão e meio de jovens de todo o mundo estão esta semana em Madrid onde até domingo, e sob a presidência de Bento XVI, participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na multidão, estão cerca de 13 mil portugueses, a maioria procedente das dioceses de Lisboa, Braga e Porto e que, em Madrid, mantiveram já um encontro inédito com 17 bispos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) onde ouviram catequese ministrada pelo cardeal patriarca José Policarpo. "É a todos vós, jovens peregrinos, que vos quero saudar de forma muito particular. A vossa alegria e o vosso entusiasmo são contagiantes. Nunca em Madrid se tinham visto tantas e tantas bandeiras portuguesas", afirmou nesse encontro o embaixador de Portugal em Madrid, Álvaro Mendonça e Moura.

A capital espanhola acolhe assim o maior evento organizado pela Igreja Católica num momento em que as economias globais regressam ao pessimismo e quando o desemprego entre os mais jovens continua a subir. Mesmo antes do encontro, a JMJ suscitava polémica, com debates sobre o custo – que pode ascender aos 100 milhões de euros -, o componente público desses gastos – especialmente em segurança – são 10 mil agentes – e as receitas que gera. Responsáveis do setor da restauração e hotelaria, por exemplo, estimam que as receitas para o setor podem ascender a 30 milhões de euros por dia. Outros consideram esses valores excessivos, notando que os peregrinos são jovens e muitos sem grande capacidade de gastos.

O arranque da Jornada Mundial da Juventude acabou por ficar marcado por outra polémica, desta feita em torno a um protesto convocado por uma centena de organizações cristãs, laicas e da sociedade civil. Quando os manifestantes passavam na Puerta del Sol, onde a policia não tinha disposto qualquer cordão de segurança, houve trocas de gritos entre os membros do protesto e peregrinos que ali se encontravam. O protesto, que deveria durar um par de horas, acabou por se alargar, com a tensão aumentar até ao momento em que a policia carregou sobre os manifestantes deixando 11 feridos e oito detidos. Se, de um lado, Madrid centra a atenção do mundo católico, por outro reacende os debates antigos, no caso de Espanha, sobre a separação entre Estado e Igreja – houve já uma manifestação contra os gastos públicos na visita de Bento XVI – e sobre os desafios que enfrentam as novas gerações.

"Tanta banalidade no momento de viver a sexualidade, tanta falta de solidariedade, tanta corrupção"

Os temas mereceram destaque nas primeiras intervenções oficiais, tanto do papa, como do rei Juan Carlos. Para Bento XVI os jovens devem permanecer "firmes na fé" para responder a desafios como a "superficialidade, o consumismo e o hedonismo imperantes" com que se deparam no mundo atual. "Tanta banalidade no momento de viver a sexualidade, tanta falta de solidariedade, tanta corrupção", afirmou, nas suas primeiras palavras em Espanha, pouco depois de chegar ao aeroporto de Barajas, na capital Madrid. O líder da igreja católica referiu-se ainda à situação que vivem os cristãos em várias partes do mundo, onde são alvos de discriminação e ataques pela sua fé. Por isso, insistiu, os católicos devem manifestar "firmeza na sua fé, partilhando-a com outros" já que "não estão sós e não devem ter vergonha". "Não poucos jovens, por causa da sua fé em Cristo, sofrem em si próprios a discriminação", afirmou.

Já Juan Carlos pediu o fim do "intolerável desemprego entre os jovens", apelando a que se disponibilizem todos os meios disponíveis para que abram caminho num período "tantas vezes frustrado pela falta de horizontes pessoais e laborais". "Os jovens precisam não apenas de oportunidades, mas também do exemplo dos seus mais velhos, não apenas razões, mas atitudes que motivem, encham e impulsionem a sua existência, alentando a sua esperança", comentou.

Bento XVI terá vários banhos de multidão, o primeiro dos quais na sua primeira passagem por Madrid, em papamovel, antes de cruzar a Puerta de Alcalá e falar, diretamente aos jovens, na Praça Cibeles, a quem apelou para que cimentem "raízes na fé", criticando os que decidem "quem é digno de viver ou pode ser sacrificado".

A passagem de Bento XVI por Madrid cumpre duas funções: além de presidir às JMJ, que terminam no domingo, está em visita oficial à capital, onde além do rei Juan Carlos levava na agenda encontros com o primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, depois de quase dois mandatos de Governo socialista marcado, em vários momentos, por tensão entre o Estado e a Igreja.

Zapatero, por seu lado, estará hoje mais preocupado com a economia. Com a bolsa a acumular 14 por cento de perdas desde o inicio do ano e os medos de uma recessão económica mundial, o Governo aprova hoje novo pacote de medidas anti-défice. O decreto-lei, segundo contas do Executivo, poupará 5.000 milhões de euros e que assenta em duas medidas essenciais, por um lado a racionalização dos gastos farmacêuticos e a reforma parcial do Imposto sobre Sociedades que afetará as empresas de maior dimensão. As medidas, respetivamente, do lado do gasto e do lado da receita que serão aprovada na primeira das duas reuniões extraordinárias do Conselho de Ministros, que decorrem este mês, tradicionalmente de férias. O objetivo é que o decreto-lei seja confirmado no parlamento o mais rapidamente possível, eventualmente já na próxima semana, devendo para isso solicitar uma reunião extraordinária do Congresso. Caberá ao próprio chefe do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, defender as medidas numa intervenção no parlamento.» in
 http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1178517.html
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Concordo com a Mensagem do Papa dirigida aos Jovens, mas também considero que a Igreja Católica tem muito que refletir sobre a sua ação no Mundo e influência na Juventude, nesta viragem de século...
Sua santidade o Papa chega à Espanha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover