26/08/11

Ilha da Madeira - Milhares de pessoas são esperadas no Porto Santo entre 15 e 17 de setembro para assistirem a um "novo desembarque" de Cristóvão Colombo!



«MILHARES ESPERADOS PARA "NOVO DESEMBARQUE" DE COLOMBO


Milhares de pessoas são esperadas no Porto Santo entre 15 e 17 de setembro para assistirem a um "novo desembarque" de Cristóvão Colombo, iniciativa integrada no festival com o nome do navegador que terá vivido na ilha.

"Esperamos que a ilha do Porto Santo esteja, de facto, com alguns milhares de turistas e que possam presenciar, mais uma vez, esta recriação da chegada do Colombo que é uma personagem mundial histórica incontornável", disse à agência Lusa a secretária Regional do Turismo e Transportes.
Conceição Estudante referiu que o descobridor "viveu no Porto Santo, casou com a filha do capitão donatário, estudou os [ventos] alísios no Porto Santo".
O Festival Colombo começa dia 15 de setembro, às 19:00, com a abertura da feira quinhentista, que vai estar aberta os três dias e na qual estão assegurados artesanato, produtos locais e gastronomia.
Uma hora e meia mais tarde ocorre o desembarque de Cristóvão Colombo na praia defronte da Praça do Barqueiro, momento que, para a secretária regional, é o "mais ansiado por todos aqueles que estão à espera do festival".
Após o desembarque, realiza-se o cortejo de receção, pela cidade, mas o evento contempla outros momentos da vida do navegador, como a receção pelo capitão donatário, Bartolomeu Perestrelo, ou a celebração do contrato de casamento com a filha deste.
Estão igualmente previstos julgamentos, arruadas, sermões, malabares, música e dança, num festival que se repete pelo 12.º ano consecutivo e que envolve cerca de 180 pessoas na encenação do ambiente medieval.
"O Festival Colombo foi criado com o objetivo de alargar a estação do Porto Santo" a outros "motivos de atração", declarou Conceição Estudante, convicta de que a capacidade hoteleira da ilha estará "muito próxima do esgotado" nesse fim-de-semana, não apenas por portugueses, como turistas de outras nacionalidades, destacando os de Itália de onde é originário Colombo.
in Diário de Notícias | 26 de Agosto de 2011» in http://www.e-cultura.pt/DestaqueCulturalDisplay.aspx?ID=2271

(Christopher Columbus was Portuguese)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover