07/08/11

Desporto Futebol: F.C. do Porto 2 vs S.C. Guimarães 1 - Dragões só sabem vencer... desde 1893, é o nosso destino!

FC Porto assume o estatuto de maior potência do futebol português (SAPO)

«ROLANDO PARA MAIS UMA SUPERTAÇA


O FC Porto conquistou este domingo a sua 18.ª Supertaça, que é também o seu primeiro “tri” na competição e o 70.º troféu oficial. A taça segue para o Estádio do Dragão graças a um triunfo por 2-1 sobre o Vitória de Guimarães, com dois golos de Rolando, que voltou a ser o primeiro marcador oficial da época, tal como em 2010/11. Só pode ser um bom augúrio.




 Vídeos do jogo

Trata-se do primeiro troféu de Vítor Pereira como treinador principal, enquanto que Helton, Rolando, Belluschi, Hulk e Varela estiveram nas últimas três edições e completam o “tri”. Os Dragões já arrecadaram, de resto, mais de metade das 33 edições já disputadas. No jogo propriamente dito, o domínio portista não foi materializado em golos e a vantagem de apenas um tento é manifestamente curta para tanto futebol.

O FC Porto chegou ao golo logo aos quatro minutos, num lance de insistência, que teve dois protagonistas: Hulk, que assistiu com um cruzamento de “letra”, e Rolando, que finalizou de cabeça. Curiosamente, a jogada tinha tido um preâmbulo exactamente com os mesmos protagonistas, só que o brasileiro tinha então centrado a bola com o pé esquerdo e o português tentara a finalização com o pé direito. Nilson opôs-se com eficácia da primeira vez, mas a bola voltou a girar no ataque azul e branco e o guardião não teve hipótese de defesa à segunda tentativa.

Esta sucessão de jogadas de perigo, que culminou no primeiro golo dos campeões nacionais, serve de resumo para a primeira parte do desafio. Exercendo uma pressão asfixiante e circulando a bola com acerto, o FC Porto não deu qualquer hipótese ao rival minhoto durante 30 minutos. O 1-0 foi escasso para tanto domínio, sendo que Rolando e Hulk dispuseram de situações claras para ampliar a contagem.

No entanto, ao primeiro remate, os vimaranenses chegaram ao empate, por intermédio de Toscano, aos 33 minutos, na sequência de um pontapé de canto. Não se pode falar de uma reacção do FC Porto, porque o domínio territorial e o modelo de jogo continuaram a ser os mesmos. E foi com naturalidade que os Dragões se recolocaram em vantagem, num lance com protagonistas já conhecidos: Hulk apontou um livre e a bola sobrou para Rolando no coração da grande área. O central não desperdiçou e “bisou” na partida.

Se na primeira parte o Vitória de Guimarães fez apenas dois remates, na segunda nem isso. O ataque vitoriano apenas pode ser medido pela pouca posse de bola conseguida no meio-campo do FC Porto. O controlo de jogo por parte dos portistas foi ainda mais acentuado e as oportunidades também se sucederam. Logo aos 49 minutos ficou um penálti por marcar sobre Ruben Micael. Aos 63, Maicon cabeceou pouco ao lado, na sequência de um canto de Hulk, que não se cansou, de resto, de semear o pânico entre a defensiva contrária, com sucessivas arrancadas. Aos 72, foram Kleber e Rolando a falhar, por pouco o desvio para a baliza.

Do outro lado, apenas Maranhão chegou a assustar Helton, mas a qualidade de jogo portista nunca permitiu que alguém duvidasse do destino da Supertaça, que está, mais uma vez, bem entregue. O troféu acaba por ser a cereja sobre o bolo da fantástica época2010/11, em que o FC Porto foi um super-campeão.

FICHA DE JOGO:

FC Porto-Vitória de Guimarães, 2-1
Supertaça Cândido de Oliveira 2011
7 de Agosto de 2011
Estádio Municipal de Aveiro
Assistência: 18.313 espectadores

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e André Campos
Quarto árbitro: Hugo Miguel

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Fucile; Souza, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Kleber e Varela
Substituições: Varela por Falcao (66m), Ruben Micael por Guarín (66m) e João Moutinho por Belluschi (85m)
Não utilizados: Bracali, Sereno, Djalma e Otamendi
Treinador: Vítor Pereira

VITÓRIA DE GUIMARÃES: Nilson; Alex, N’Diaye, João Paulo, e Anderson Santana; El Adoua, Leonel Olímpio e Barrientos; Targino, Toscano e Faouzi
Substituições: Faouzi por Maranhão (57m), Barrientos por João Alves (66m) e Leonel Olímpio por Pedro Mendes (72m)
Não utilizados: Douglas, Defendi, Dinis e Tony
Treinador: Manuel Machado

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Rolando (4m e 41) e Toscano (33m)
Disciplina: cartão amarelo para Fucile (58m), João Paulo (64m), Targino (70m) e N’Diaye (73m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futcrofcpvguimaraessupertaca_070811_63268.asp



«Sai mais uma Supertaça para o museu do FC Porto


O FC Porto de Vítor Pereira conquistou mais uma Supertaça Cândido de Oliveira, a 18.ª na história do clube, depois de vencer, este domingo, o Vitória de Guimarães por 2-1 no Estádio Municipal de Aveiro.
Os Dragões têm mais títulos conquistados do que todas as outras equipas que venceram a prova. A equipa da cidade do Porto já levou 18 troféus para casa, o Sporting é a segunda com mais títulos (7), segue-se o Benfica com 4, Boavista com 3 e em último a equipa que saiu derrotada esta noite em Aveiro , o Vitória de Guimarães com uma Supertaça, curiosamente conquistada ao FC Porto, nas Antas, em 1988.
O FC Porto marcou cedo, logo aos 4 minutos, com um bela jogada entre Moutinho e Hulk, com o médio a passar de calcanhar para Hulk e o avançado brasileiro a enviar “de letra” para a área do Vitória, onde apareceu Rolando a cabecear para a baliza de Nilson.
Depois do golo, a formação orientada por Vítor Pereira, que fazia o seu primeiro jogo oficial como novo treinador do FC Porto, adormeceu um pouco e a equipa minhota aproveitou para se destacar durante o sono do Dragão.
O Vitória de Guimarães mostrou graves problemas em “largar” o seu futebol e foi só de bola parada que conseguiu marcar. Num pontapé de canto, o reforço Barrientos converteu e Toscano marcou de cabeça.
Com tantos falhos por parte dos vimaranenses, o sector defensivo foi o que mais se destacou, pela negativa, com Santana e N’Diaye a mostrarem que não estavam à altura do desafio, e daí os portistas terem feito o segundo golo, antes do apito para o intervalo. Rolando demonstrou que continua a ser um central (esta noite “convertido” em ponta-de-lança) fundamental na equipa portuense, não só pelos dois golos que marcou mas também pela segurança que ofereceu a defender.
A segunda parte no Municipal de Aveiro não ofereceu golos aos 18 mil adeptos nas bancadas – cerca de 3 mil de Guimarães e 15 mil apoiantes do FC Porto – mas Targino e Maicon foram os jogadores que estiveram mais próximo de fazer balançar as redes.
Vítor Pereira lançou Falcao no jogo, fazendo sair o extremo Varela, e os adeptos portistas saudaram com entusiasmo o regresso do colombiano aos relvados.
Ao minuto 77, Helton saiu mal da baliza e Maranhão conseguiu fazer um chapéu sobre o guardião portista. Teria sido o golo do empate se o central Maicon não tivesse enviado a bola para canto no momento certo.
O FC Porto conquista mais uma Supertaça, a 18.ª na história de clube e o confronto entre estas duas formações tem novo encontro marcado para daqui a uma semana, no Estádio D. Afonso Henriques, para disputar os primeiros três pontos da 1.ª jornada da I Liga 2011/2012.» in 
Resumo da vitória oficial número 70... não sei se a Eusébio CUP conta...
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Melhor árbitro português, 5 grandes penalidades por marcar no mesmo jogo, os Mouros têm aqui a melhor aquisição da época... mas vencemos na mesma! 70 títulos oficiais, sem contar com a Taça Latina e a Eusébio CP, claroooooo! Terceira Supertaça Portuguesa consecutivo, o que diz bem da supremacia dos Dragões! F.C. do Porto, a vencer desde 1893, a cumprir o nosso destino de vitória!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover