27/08/11

Ciência - Cientistas portugueses da Universidade da Beira Interior descobriram que o óleo essencial de coentros (Coriandrum sativum) é tóxico para várias bactérias nocivas ao Homem!



«Cientistas portugueses identificam propriedades antibacterianas dos coentros


Uma equipa de cientistas portugueses descobriu que o óleo de coentros apresenta propriedades antibacterianas contra várias bactérias nocivas ao Homem. Estes resultados sugerem que no futuro estes óleos poderão ser utilizados nas indústrias alimentar e farmacêutica.
Cientistas portugueses da Universidade da Beira Interior descobriram que o óleo essencial de coentros (Coriandrum sativum) é tóxico para várias bactérias nocivas ao Homem.
Segundo a equipa, os resultados do estudo encorajam o uso de óleo de coentros em formulações antibacterianas uma vez que elimina bactérias relacionadas com intoxicações alimentares e infecções hospitalares. 
Os investigadores testaram o óleo de coentros em 12 estirpes bacterianas, incluindo aEscherichia coliSalmonella entericaBacillus cereus  e Staphylococcus aureus meticiliana resistentes (MRSA). O óleo apresentou actividade bactericida para quase todas as bactérias testadas, à excepção da Bacillus cereus e da Enterococcus faecalis.
“Os resultados indicam que o óleo de coentros danifica a membrana que envolve a bactéria. Isto perturba a barreira entre a célula e o seu ambiente e inibe processos essenciais como a respiração o que leva à morte da célula bacteriana”, explica Fernanda Domingues que liderou este estudo publicado na revista científica Journal of Medical Microbiology.
Os investigadores sugerem que o óleo de coentros pode ter aplicações importantes nas indústrias alimentar e farmacêutica. “Nos países desenvolvidos, mais de 30% da população sofre de doenças de origem alimentar todos os anos. Esta investigação encoraja o desenvolvimento de novos aditivos alimentares que contenham óleo de coentros para combater organismos patogénicos de origem alimentar e prevenir a deterioração bacteriana.”
A líder do estudo acrescenta ainda que “o óleo de coentros também pode tornar-se uma alternativa natural aos antibióticos comuns. Prevemos a utilização de coentros em medicamentos na forma de loções, colutórios e até em comprimidos para combater infecções bacterianas multirresistentes.” » in 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover