06/08/11

Cidade de Setúbal - Cidadãos alertam para degradação do Portinho da Arrábida!





«Cidadãos alertam para degradação do Portinho da Arrábida


Um grupo de 40 pessoas concentrou-se hoje no Portinho da Arrábida, Setúbal, para alertar para a necessidade de intervir na requalificação da zona, onde o areal da praia foi este ano substituído por pedras.
As quatro dezenas de pessoas juntaram-se para assinalar um ano sobre o início dos protestos que juntaram vários cidadãos em torno da questão da degradação da praia do Portinho da Arrábida e lembraram que a areia continua a desaparecer daquele local.


«Neste momento temos um problema muito grave de desassoreamento, que se tem vindo a acentuar ao longo dos últimos anos e este ano temos a praia neste estado. As causas podem ser a erosão, a subida do nível das águas, pontões ao longo da costa e há a falta de um estudo de impacto ambiental sobre as dragagens contínuas do Porto de Setúbal», disse à agência Lusa o presidente do Clube da Arrábida, Pedro Vieira.


O responsável adiantou que um navio do Porto de Setúbal esteve «durante três meses a dragar areia em frente» à praia, considerando que essa pode ser uma das causas da perda de areia.


«Para os navios entrarem no canal, este tem que ser dragado. Não sabemos se tem alguma relação, mas o que é certo é que a praia está com menos areia», disse, adiantando que o facto de a praia estar coberta de pedras está a retirar pessoas ao local.





Presente na iniciativa esteve a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, que considerou que a erosão tem sido muito rápida e que, apesar dos diversos alertas da autarquia, as entidades que tutelam a costa nada têm feito.


«Andamos há alguns anos a solicitar a gestão destas praias. Continuámos a pedir durante este ano que fossem feitas reuniões onde estivéssemos sentados - as diversas entidades que são os gestores e administradores destas praias - e essa reunião já lá vai mais de um ano e ainda não se verificou», lamentou a autarca.


Maria das Dores Meira considerou também que a causa da falta de areias nas praias pode estar relacionada com as dragagens operadas pelo Porto de Setúbal naquele local.


A autarca apresentou uma solução: «O despejo da areia que é dragada aqui é feito em alto mar. Deveria ser feito o reforço da areia aqui. Era muito mais perto e teria menos custos».


A iniciativa de hoje foi marcada por uma foto de grupo em cima do «mar de pedras» que se encontra na praia e com uma faixa com a inscrição «quem nos roubou a areia?».


Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=25854


"PORTINHO DA ARRÁBIDA"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover