01/08/11

Ambiente e Ecologia - Em Borás, na Suécia, a maior parte dos resíduos sólidos produzidos por cerca de 64 mil habitantes é reciclada, tratada biologicamente ou transformada em energia (biogás)!

«Numa cidade sueca o lixo é energia

Ana Ganhão (20-07-11)


Em Borás, na Suécia, a maior parte dos resíduos sólidos produzidos por cerca de 64 mil habitantes é reciclada, tratada biologicamente ou transformada em energia (biogás), que abastece a maioria das casas, estabelecimentos comerciais e a frota de 59 autocarros que integram o sistema de transporte público da cidade.
Em função desta prática, esta cidade sueca importa lixo, pois a produção própria não é suficiente para abastecer seus geradores de biogás, sendo este sistema de produção de biogás um dos mais avançados da Europa. O biogás é um gás combustível, constituído em média por 60% de metano e 40% de CO2, que é obtido pela degradação biológica anaeróbica dos resíduos orgânicos."Produzimos 3 milhões de metros cúbicos de biogás a partir de resíduos sólidos. Para atender à procura de energia, analisamos resíduos que possam ser incinerados e importamos lixo de outros países para alimentar o gaseificador", disse o professor de biotecnologia da Universidade de Borás, Mohammad Taherzadeh.
De acordo com Taherzadeh, o modelo de gestão de resíduos sólidos adoptado pela cidade, que integra a comunidade, o governo, a universidade e instituições de investigação, começou a ser implementado a meados de 1995 e ganhou um maior impulso em 2002 com o estabelecimento de uma legislação que baniu a existência de aterros sanitários nos países da União Europeia. Para atender à legislação, a cidade implantou um sistema de recolha selectiva de lixo em que os moradores separam os resíduos em diferentes categorias e os despejam em contentores espalhados em diversos pontos na cidade. Dos pontos de recolha, os resíduos seguem para uma central eléctrica onde são separados por um processo óptico e encaminhados para a reciclagem, a compostagem ou a incineração.
A recolha do lixo é assim bem diferente daquela que conhecemos, não existindo uma recolha pública que passa diariamente ou regularmente pelos contentores espalhados na cidade. O morador tem a responsabilidade de separar o seu próprio lixo e levá-los até ao ponto de recolha que se encontram espalhados na cidade. É possível contratar um serviço de recolha, que é cobrado pelo volume transportado.
"Começamos o projecto em escala pequena, que pode ser replicado em qualquer região metropolitana do mundo”, afirmou Taherzadeh. O sistema adoptado em Bóras exige a consciência dos cidadãos.
Em Portugal, uma questão que naturalmente se põe em relação ao biogás, é a avaliação da sua potencial importância no contexto das energias renováveis. As áreas potenciais principais de produção de Biogás, são as do sector agropecuário, da industria agroalimentar, das ETARs municipais e dos resíduos sólidos urbanos (RSU).
Fonte: www.greennation.com.br» in 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover