18/12/07

Poesia - Teixeira de Pascoaes - "Poeta"!

"Poeta


Quando a primeira lágrima aflorou


Nos meus olhos, divina claridade


A minha pátria aldeia alumiou


Duma luz triste, que era já saudade.


Humildes, pobres cousas, como eu sou


Dor acesa na vossa escuridade...


Sou, em futuro, o tempo que passou-


Em num, o antigo tempo é nova idade.


Sou fraga da montanha, névoa astral,


Quimérica figura matinal,


Imagem de alma em terra modelada.


Sou o homem de si mesmo fugitivo;


Fantasma a delirar, mistério vivo,


A loucura de Deus, o sonho e o nada"
---------------------------------------------------------------------------
Teixeira de Pascoaes, a par de Miguel Torga, são poetas cuja inspiração vem da terra, da profundeza das experiências humanas, e do povo, da terra... Tenho para mim que muita da sua inspiração, do seu estro, foram tirados do grande monte, do Marão!

TEIXEIRA DE PASCOAES - "ELEGIA DO AMOR"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover