01/12/07

S.L. Benfica 0 vs F.C. Porto 1 - A verdade veio ao de cima!




«Tudo perfeito
O drible de Quaresma, a magia que encadeou um defesa contrário, a trivela que abanou a rede. É difícil seleccionar o momento do clássico. A explicação tripartida para um golo inesquecível deixa os portistas divididos. Este sábado, na Luz, houve classe, garra, crença e futebol. Bela aparição do Dragão a confirmar estofo para uma fortíssima candidatura ao título que é seu. A jogar, dentro do campo, onde efectivamente tudo se decide, o F.C. Porto é claramente o melhor.
A vitória do Bicampeão deve ter deixado muita gente corada de vergonha. O campeonato, afinal, não ficou relançado, o cansaço do Dragão não teve efeitos nefastos, o azar de Liverpool não marcou golos na baliza de Helton, o percurso caseiro do adversário não entrou em campo. Conjecturas furadas de quem esquece o essencial e se fixa no acessório. Razões para os portistas sorrirem. Com desdém.
O F.C. Porto ainda não é campeão. Longe disse. Hoje, todavia, deu um forte sinal para a concorrência. A forma como a equipa de Jesualdo Ferreira se instalou no relvado da Luz, a postura firme que exibiu e a qualidade do seu futebol, especialmente na metade inicial, foram do melhor que se tem visto em Portugal. O Benfica esteve 45 minutos impedido de jogar. Não teve a bola, perdeu-a no instante seguinte à sua conquista, sofreu entre alívios e pontapés disparatados.
Voltemos ao minuto 41, ao momento que desequilibrou a partida. A visão de Lucho descobriu Quaresma na direita, o extremo dominou e avançou, encarou David Luiz antes de lhe esmagar os rins e contornou-o, já com frente a frente marcado com Quim. O percurso arqueado da bola foi perfeito. Tal como o gesto que o precedeu, tal como o festejo, tal como o silêncio que se abateu em Lisboa, tal como o sucesso.
Este golo, porém, pecava por tardio. A jogar no meio-campo do Benfica, a emagrecer espaços e a apostar numa pressão bem alta, o F.C. Porto foi capaz de criar três oportunidades flagrantes, por Sektioui, Quaresma e Lisandro, lances em que Quim garantiu de imediato o estatuto de melhor dos visitados. Nem a aparente dualidade de critérios da arbitragem, que perdoou um amarelo a David Luiz e não detectou uma falta do mesmo sobre Lisandro, em plena grande área, à vista desarmada merecedora de castigo máximo, inibiu as suas aspirações.
No reatamento, o visitado livrou-se finalmente à falta de comparência e começou a tentar jogar, a arriscar algo para lá do meio-campo, a contrariar uma tendência que a todos parecia evidente. Oportunidade para o Dragão mostrar a segunda face mais importante para um campeão. A solidariedade. Sem nunca deixar de procurar as transições e esticando o seu futebol nos espaços vazios, o F.C. Porto manteve o perigo à distância, cuidando de cancelar todas as tentativas alheias ainda antes de se transformarem em chances de golo.
Terá sido um exercício de espera que um segundo golo mataria. É certo que deixaram de suceder faltas a favor no meio-campo adversário, mas os impulsos lançados com as substituições funcionaram como solavancos positivos. É também assim que se explica uma vitória justíssima. E sete pontos de vantagem.
FICHA DO JOGOLiga 2007/08 (12ª jornada – 01 Dezembro 2007)Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo4º árbitro: Bruno Paixão
BENFICA: Quim; Luís Filipe, Luisão, David Luiz e Leo; Katsouranis e Petit; Maxi Pereira, Rui Costa e Rodriguez; Nuno Gomes «cap.»Substituições: Katsouranis por Cardozo (65m), Maxi Pereira por Di Maria (70m) e Nuno Gomes por Adu (78m)Não utilizados: Butt, Edcarlos, Binya e NelsonTreinador: José António Camacho
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Paulo Assunção, Lucho González «cap.» e Raul Meireles; Sektioui, Lisandro Lopez e QuaresmaSubstituições: Sektioui por Hélder Postiga (61m), Quaresma por Mariano Gonzalez (69m) e Raul Meireles por Bolatti (81m)Não utilizados: Nuno, Stepanov, Cech e KazmierczakTreinador: Jesualdo Ferreira
Ao intervalo: 0-1Marcadores: Quaresma (41m)Disciplina: Cartão amarelo a Fucile (44m), Sektioui (52m), Katsouranis (63m), Di Maria (76m) e Luis Filipe (90m)» in site F.C. Porto.
---------------------------------------------------------------------
Esta equipa do F.C. Porto, versão 2007/2008 parece que gosta de ver os seus adeptos sofrer, adoram o masoquismo! Entraram no Estádio da Luz, deram baile de futebol e falharam golos, atrás de golos; os encarnados só cheiravam a redondinha! Claro está que o melhor jogador da SuperLiga, desta e das anteriores, tirou mais um coelho da cartola e lá foi mais uma trivela. Sim, tinha que ser de trivela, senão era muito fácil para ele! Depois do desaire de Liverpool, nada melhor do que ir ganhar à Capital Sulista e elitista. Uma equipa que demonstra tanta superioridade em território adversário, só se não quiser é que não ganha; mas às vezes tanta superioridade leva à displicência, o que nos custou caro recentemente... Mas hoje, ganhamos em Lisboa, somos do Norte, a nossa raça é brava, somos campeões! Ricardo Quaresma, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Bosingwa, Paulo Assunção, Raúl Meireles, Lucho Gonzalez, Tarik e Lisandro, que jogatina! Há jogadores do benfica que ainda devem estar zonzos! Mais registos: andamos à frente da Superliga há mais de 2 anos e somos a única equipa que ainda não perdeu, na edição 2007/2008! São factos e contra eles...

Golaço de Ricardo Quaresma, o mago andou à solta!

1 comentário:

Pin It button on image hover